ALINHAMENTO DE DIREÇÃO

Alinhamento ou geometria é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, qualquer mudança nesses valores gera o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.

Convergência

É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte dianteira do que na parte traseira. Esse ajuste é feito para evitar que as rodas "dancem". Uma convergência demasiada faz com que a roda gire com um arraste lateral, semelhante ao efeito provocado ao se efetuar uma curva. O resultado é um desgaste excessivo da banda de rodagem (escamas) nas raias internas e na área do ombro do pneu.
 

 

Divergência

É o ajuste das rodas do eixo direcional para que fiquem um pouco mais fechadas na parte traseira do que na parte dianteira. A divergência provoca desgaste excessivo da banda de rodagem nas raias externas e na área do ombro.
 

 

Caster


É a inclinação do pino para a frente ou para trás, com relação à vertical, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo quando em movimento. Pouco caster ou nenhum ocasiona uma trepidação da roda, que resulta em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem. Caster excessivo provoca o "shimmy" ou vibração e desgaste total da banda. Caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular. As irregularidades de alinhamento/ geometria podem ser descobertas enquanto o veículo estiver em operação.
 

Cambagem

É o ajuste que designa a inclinação da roda, parte de cima e de baixo, em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima. Cambagem negativa é a situação oposta, isto é, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo, onde tocam o chão. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.
 

 

Quando fazer o alinhamento/geometria:

Recomenda-se fazer o alinhamento/geometria a cada 10.000 Km.


O que pode causar o desalinhamento do veículo:
  • Impacto em buracos, guias, etc.
  • Desgaste dos componentes da suspensão
  • Substituição dos componentes da suspensão